quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mudança de nome da Tribo!

No dia 01 de julho nossa Tribo decidiu mudar de nome. Nossa Tribo que antes era Tribos Brizola decidiu que seria mais apropriado ter um nome que tivesse a ver com o meio ambiente e que nos lembrasse o quanto nós somos fortes para transformar o meio onde vivemos. 
Entre os nomes sugeridos como Apoema, Buriti, Pitagui e etc. Elegemos o nome Baobá, pois nas aulas de Ciências Sociais aprendemos a Lenda do Leão do Mali.
Existem várias versões para a história de vida de Sundiata Keita, fundador do Império do Mali, no continente africano. Uma delas, cantada pelos "griots" afirma que Sundiata Keita era filho da Segunda esposa do rei da região, e tinha uma doença incurável. Essa doença o impedia de andar e falar. Após a morte de seu pai, as coisas ficaram muito ruins para ele e sua mãe, que tinha que pedir ajuda para a primeira esposa do rei para poder sustentar a si mesma e ao filho. Toda vez que a mãe de Sundiata Keita tinha que pedir ajuda, ela era humilhada por ter um filho portador de necessidades especiais. Um dia furiosa, a mãe de Sundiata Keita chegou em casa e bateu no filho, que por sua vez reuniu todas as suas forças, levantou-se e trouxe uma árvore de Baobá para mãe. Quem conhece essa árvore sabe que ela é robusta, que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Assim, essa árvore simboliza toda a força de Sundiata Keita e por isso decidimos por esse nome. Esperamos ter a força de um Baobá para construirmos um Ambiente melhor para nossa população.

3 comentários:

  1. Que lenda bacana! Conhecia a simbologia dos baobás do Pequeno Príncipe que tem algumas semelhanças...

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita a lenda, escola sempre criando e inovando, parabéns! Que Baobá dê muita foça a todos nós nesse projeto!! Abração. Jeane

    ResponderExcluir
  3. Que interessante esta lenda! Não a conhecia. Bela e significativa escolha. Abração!

    ResponderExcluir